PORTOBELLO RESORT

Atrações da Cidade

Sol e praia, história e cultura, esporte e natureza, festas, agito e badalação, tudo em um único lugar!

Praia de Taperapuã

Taperapuã abriga as melhores e mais famosas barracas, restaurantes e complexos de lazer do litoral norte de Porto Seguro. Uma completa infraestrutura à beira-mar oferece conforto e boas mesas, além de entretenimento com programação durante todo o dia e, dependendo da casa, também noite adentro. Aulas de lambaeróbica, dança que aqui nasceu antes de correr o mundo, e que fez a fama de Porto Seguro por muitos anos. Shows e muita animação estão à disposição do turista com fôlego para grandes emoções. Mesmo durante o dia Taperapuã é o point da cidade na Orla Norte. Nas proximidades, há bares com vôlei de praia, frescobol ou beach tennis.

Praia de Itacimirim

A praia de Itacimirim, com pouco menos de 1 km de extensão e águas mornas que beijam a faixa de areia estreita, é uma das primeiras da Orla Norte. Ali, você pode aproveitar algumas barracas razoavelmente estruturadas, que servem boas refeições, bebidas e música baiana. É o local para curtir com a família ou amigos.

Arena Axé Moi

Localizada em frente ao Complexo de Lazer Axé Moi, este espaço com enorme infraestrutura, abriga ao longo do ano, grandes eventos como o Carnaporto (tradicional festa que acontece na sequência do carnaval da cidade), Réveillon, Outubro Folia, e outras festas de grande público. A Arena Axé Moi é considerada um dos melhores espaços do país para shows.

Complexo de lazer Axé Moi

Localizado na orla norte, na agitada praia de Taperapuã, este complexo de lazer à beira mar, oferece, diariamente, gastronomia variada e entretenimento para todas as idades. Uma equipe de entretenimento, que se reveza no palco fixo de frente para o mar, ensina os ritmos baianos, com destaque para o Axé, para os entusiasmados turistas, que não se cansam de ensaiar as coreografias. Um dia da semana também conta com shows à noite para o público jovem.

Complexo de lazer Tôa Tôa

Localizado na famosa praia de Taperapuã, o Complexo de Lazer Tôa Tôa, é uma das barracas de praia mais movimentadas da orla norte. Shows de lambaeróbica, com bailarinos se apresentando num palco com vista para o mar e opções mais radicais, como passeio de helicóptero, Parasail ou Banana Boat. Uma vez por semana a festa é noturna.

Barramares

A barraca Barramares é outra boa opção na praia de Taperapuã. Um complexo de lazer com restaurante, atividades ao ar livre, música e lambaaeróbica, além do “luau” que acontece uma vez por semana. O acesso é fácil e rápido pela avenida Beira Mar.

Passarela do Descobrimento

A Passarela do Descobrimento possui um belo casario do século XVII e é um dos cartões postais de Porto Seguro. Em frente ao encontro do Rio Buranhém, o lugar atrai turistas o ano todo. Antigos armazéns e casas de pescadores abrigam bares, restaurantes e lojas. A partir das 18h acontece no local uma feirinha de artesanato, onde o turista pode conhecer a produção local e experimentar alguns petiscos da culinária baiana, como a tapioca, a cocada e o famoso “capeta”, bebida típica feita à base de vodka, guaraná em pó, leite condensado e uma fruta da época. Nos bares, a música ao vivo e bons restaurantes que funcionam na Avenida Portugal e ruas adjacentes. A Passarela do Descobrimento também é o palco das grandes festas populares realizadas pela Prefeitura Municipal, como o Réveillon, o Carnaval e o São João Elétrico. Nesses grandes eventos o local é capaz de abrigar 100 mil pessoas por noite. A Passarela é, em resumo, a sala de visitas da cidade! Vir a Porto Seguro sem dar uma passada por lá, é um pecado que nem Nossa Senhora da Pena perdoa!

Cidade histórica

Porto Seguro tem atrativos capazes de atender a todos os segmentos da atividade turística. Algo em especial, porém, desperta a curiosidade e o interesse de todos os visitantes: o turismo histórico e cultural. O Centro Histórico de Porto Seguro, localizado na Cidade Histórica, é uma opção de passeio imperdível e leva o visitante a uma viagem às origens do nosso país. É possível, através da contemplação do casario remanescente, voltar ao período do Descobrimento, quando Pedro Álvares Cabral desembarcou em terras tupiniquins. A Cidade Histórica é o primeiro núcleo habitacional do Brasil. O local abriga imponentes prédios e peças muito valiosas do século XVI, e possui uma geografia privilegiada que faz do espaço um verdadeiro museu natural a céu aberto.
Tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) desde 1973, como Patrimônio Histórico Nacional e reconhecido pela UNESCO no ano 2000, como Patrimônio Natural da Humanidade, é obviamente um lugar único cuja visita é obrigatória. Em Arraial D’Ajuda, a Igreja Nossa Senhora d’Ajuda, reconhecida pelo IPHAN como o primeiro santuário do Brasil, é ponto de parada obrigatória para milhares de turistas do mundo inteiro. Já no distrito de Trancoso, mais ao sul, a igreja São João Batista dos Índios construída no século XVII, está situada no charmoso Quadrado, outro marco representativo da história local. A cultura indígena também constitui um grande produto turístico do nosso Destino. A Reserva Indígena Pataxó da Jaqueira é o principal ponto de visitação e permite um contato único com as tradições e cultura de um dos povos mais antigos do Brasil.

Memorial da Epopeia do Descobrimento

Localizado na praia do Cruzeiro, a poucos metros do trevo de entrada de Porto Seguro, você encontra uma atração imperdível: o Memorial da Epopeia do Descobrimento. Construído à beira mar numa área de 20 mil m², este atrativo conta um imenso jardim botânico com vegetação típica de restinga, uma réplica em tamanho natural da Nau Capitânia, a embarcação que trouxe Pedro Álvares Cabral e sua tripulação ao Brasil. Contém também um salão principal onde a aventura do Descobrimento do Brasil é contada através dos documentos, objetos e peças exibidas no local. Os próprios descendentes de índios Pataxó, os guias que recebem o visitante. Ao longo do percurso eles vão dando detalhes sobre a colonização do país, informações sobre as espécies nativas encontradas na pequena trilha na qual o passeio começa para grupos, contam toda a história em verso, na linguagem de cordel. No local também pode ser visitada a réplica de uma Oca, alojamento típico dos Pataxó, com objetos de uso diário e instrumentos de caça. A Nau Capitânia também pode ser visitada por dentro.

Ilha dos Aquários

Situada às margens do Rio Buranhém, esta ilha fica a meio caminho entre a Passarela do Descobrimento, e Arraial d´Ajuda. É uma fantástica área verde composta por mangues e restingas. À noite palmeiras, coqueiros e bromélias recebem uma iluminação cênica especial, transformando o local em um cenário perfeito para momentos inesquecíveis. Entre trilhas e labirintos, a Ilha dos Aquários oferece ao visitante uma experiência única: além de ter um contato direto com a natureza, pode desfrutar de boa música de variados ritmos, degustar o melhor da gastronomia local e interagir com atividades ecológicas, visitando o museu do mar, assistindo palestras sobre a biodiversidade marinha e a observação de grandes aquários com tubarões, arraias e outros peixes de grande porte.

Corredor Cultural Pacatá

Beirando o Rio Buranhém e seu manguezal, a rua teve seu belíssimo casario tombado pelo Patrimônio Histórico Cultural Nacional. As casinhas típicas de fachada colorida e arquitetura preservada abrigam hoje charmosos bares, pousadas, restaurantes e bistrôs. Conhecida como Corredor Cultural Pacatá, é também o local onde acontecem eventos, oficinas e apresentações culturais.

Borboletário e Parque Ecológico Asas Mágicas

A visita ao Borboletário e Parque Ecológico Asas Mágicas é um mergulho no mundo mágico das borboletas. Deixe-se surpreender com o colorido das asas e a leveza do voo das muitas espécies ali mantidas. Durante as visitas guiadas pelos 3 borboletários do complexo, um dos maiores do Brasil, você observará centenas de borboletas voando livremente, alimentando-se, realizando a dança nupcial e descansando nas flores. No laboratório de reprodução aprecie o inusitado ciclo de vida, considerado um dos mais interessantes por suas transformações extraordinárias e o curioso fenômeno do seu nascimento.

Coroa Vermelha

Coroa Vermelha é uma enseada no extremo sul do estado da Bahia, localizada entre Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro. Lá se encontra a reserva indígena Pataxó, com um povoado onde nativos vendem artesanatos (colares de sementes, utensílios de cozinha, etc.). Fica ali também a praia homônima, onde oficialmente ocorreu o descobrimento do Brasil, em 22 de abril de 1500, e se celebrou a primeira missa no Brasil, pelos sacerdotes da esquadra de Cabral.

Shopping Porto Plaza

Centro comercial com várias lojas de artigos variados, e opções de entretenimento para adultos e crianças, como o boliche e cinema.

Arraial D’Ajuda

O distrito de Arraial D’Ajuda é mais um dos atrativos de Porto Seguro. Uma travessia de balsa com duração de cinco minutos faz a ligação entre a sede do município e seu charmoso distrito. Durante a travessia do Rio Buranhém, o visitante desfruta de uma paisagem belíssima formada pelo encontro do rio com o mar. Após o desembarque, apenas dez minutos o separam do centro de Arraial. O trajeto pode ser feito em vans ou ônibus percorrendo as pitorescas ruelas do distrito. Bem no centro de Arraial fica a Igreja de Nossa Senhora D’Ajuda. Construída no século XVI, é considerada o primeiro templo religioso do Brasil e por isso mesmo, tombada pelo IPHAN. O Arraial D’Ajuda é uma ótima pedida para quem gosta de caminhadas à beira-mar e de tomar um bom banho de mar nas águas mornas que banham as brancas areias. A Praia de Taípe, com falésias que chegam a 45 metros de altura e as badaladas Praia de Mucugê e do Parracho são as mais procuradas pelos turistas e valem muito a visita. A Praia de Pitinga é uma opção mais requintada e vai surpreender por sua beleza.

Trancoso

Povoado criado a apenas 26 km da sede do município, Trancoso foi promovida a vila em 1759 e é o que se pode chamar de paraíso. Sua certidão de nascimento diz que teve origem numa antiga aldeia jesuíta denominada São João Batista dos Índios, mesmo nome da igrejinha que resiste, até hoje, no badalado Quadrado Histórico no centro da vila. Em seu entorno antigas casas tombadas pelo IPHAN, hoje transformadas em lojas, bares, restaurantes e pousadas de alto nível, contribuem com a atmosfera chique de todo o conjunto. O cenário se completa com a cortina verde formada pelas muitas árvores que emolduram o quadro de paz e tranquilidade que é a mais completa tradução de Trancoso.

Mas a natureza e a qualidade dos serviços não é o único aspecto a chamar a atenção do público selecionado que frequenta a região. A ferveção cultural também marca presença na forma de eventos de qualidade ímpar. A maior prova de que o distrito também respira cultura, é que em 2012 a vila ganhou um presente digno da sua aura de exclusividade: O “Música em Trancoso”, festival de música erudita e popular que vai do Sinfônico ao Jazz, com passagens pelo Tango e Samba e que em oito dias de apresentações, atrai milhares de pessoas. Um dos efeitos colaterais positivos desta ação é a promoção de atividades que fazem da arte uma ferramenta de instrução e inserção na comunidade local. Todos ganham. O MeT (Música em Trancoso), tem ainda um toque de classe adicional que combina muito com o Destino. Ele acontece no Teatro L’Occitane, uma impressionante construção projetada pelo arquiteto luxemburguês François Valentiny, o mais conceituado profissional do mundo na construção de anfiteatros ao ar livre e que exigiu por parte do gigante francês da cosmética, um investimento de cerca de 20 milhões de reais. O local em si, é um espetáculo! Possui 1.036 lugares e foi idealizado para ser totalmente integrado à natureza. Com dois auditórios distintos e sobrepostos, um em cima ao ar livre, que é quase uma releitura dos antigos anfiteatros romanos, e outro em baixo, coberto pela arquibancada da estrutura superior. Este criativo e inusitado formato permite que, em caso de necessidade, se mude de um auditório para outro em poucos minutos, pois os palcos sobrepostos estão ligados por uma estrutura interna que permite a montagem do cenário ou instrumentos de forma rápida e simples.

Fonte: SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO DE PORTO SEGURO – www.portosegurotur.com